Início
/
Notícias
/
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Notícias

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Tendo a Comissão Europeia anunciado que o ano de 2023 é o «Ano Europeu das Competências», importa referir que hoje, dia 28 de abril, celebrámos o «Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho».

O princípio n.º 1 do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, estabelece que todas as pessoas têm direito a uma “educação, uma formação e uma aprendizagem ao longo da vida” inclusivas e de qualidade, que lhes permitam manter e adquirir as competências necessárias para participar plenamente na sociedade e gerir com êxito as transições no mercado de trabalho. Intrinsecamente aliado ao princípio n.º 1, também o princípio n.º 5 “Ambiente de trabalho são, seguro e bem adaptado e proteção dos dados” promulga que os trabalhadores têm direito a um elevado nível de proteção da sua saúde e de segurança no trabalho; direito a um ambiente de trabalho adaptado às suas necessidades profissionais, que lhes permita prolongar a sua participação no mercado de trabalho; e direito à proteção dos seus dados pessoais no âmbito do trabalho.

Neste enquadramento, e auspiciando à promoção de uma mentalidade de requalificação e melhoria de aptidões, apoiando as pessoas na aquisição de competências adequadas para empregos de qualidade, com trabalhadores qualificados, assinala-se a importância desta efeméride dentro das organizações, para a sua prevenção por forma a diminuir a taxa de absentismo e precariedade salutar laboral. A Segurança e Saúde no Trabalho cada vez mais está focada na prevenção de acidentes, mas também na prevenção dos riscos psicossociais.

Neste aspeto as organizações continuamente apostam no desenvolvimento das soft skills de forma a alterar e a melhorar o comportamento para com as diversas situações, entre elas a consciencialização para a importância da Segurança e Saúde no Trabalho.

A NORMAAÇORES alia-se neste dia à comemoração e sensibilização para a importância da Segurança e Saúde no Trabalho aliada ao «Ano Europeu das Competências», dois aspetos fundamentais para a prevenção da segurança e saúde no local de trabalho.
Data de publicação: 28/04/2023 - 13:03
Início
|
Notícias
|
Contactos
|
Mapa do Site