Profissionais que pretendam desenvolver competências na utilização e implementação da abordagem do Design Thinking para potenciar a inovação estratégica nos processos de decisão e criativos das organizações.
/// Design Thinking, uma abordagem para a Inovação
- Introdução ao Design Thinking
- Service Design, Customer Experience e Employee Experience
- Apresentação de casos de sucesso na aplicação da metodologia
- A aplicação do Design Thinking como metodologia para a Inovação
/// As fases do processo de Design Thinking
- Inspiração – entender o desafio, preparar a pesquisa, recolher inspirações, interpretar a informação
- Ideação – gerar ideias, selecionar as ideias criativas
- Experimentação – fazer e testar o protótipo, receber feedback
- Implementação – passar das ideias à ação
/// Aplicação da metodologia a uma situação real
- Entender um desafio real – Exercício Prático
/// Um salto para a inovação – o pensamento criativo sistemático
- Idear e Priorizar – Exercício Prático
- Pensar as soluções
- As metodologias que promovem a criatividade
- Priorizar as ideias a implementar
- Prototipar – Exercício Prático
- Criar o protótipo que permita tangibilizar a solução pensada
- O Storyboard – comunicar a ideia
/// Implementação – passar das ideias à ação
- A definição de responsabilidades
- O plano de ação
- A definição de métricas
- A recolha de feedback
/// Apresentação de projetos e recolha de feedback
- Apresentar as soluções – protótipo e storyboard
- Receber feedback dos grupos