Conhecer e aplicar as técnicas e ferramentas mais adequadas para a realização de uma apresentação;
Treinar e desenvolver competências de comunicação e, mais concretamente, de retórica e oratória;
Aprender sobre a estrutura das apresentações, o foco e a presença;
Desenvolver capacidades para expressar-se com clareza;
Adequar técnicas de apresentação a diferentes contextos, audiências e temas;
Perceber as diferentes formas de retenção de informação e de conexão com a audiência;
Aprender e aplicar boas práticas de comunicação não verbal;
Desenvolver a capacidade de contar histórias em apresentações profissionais;
Identificar estratégias para lidar com o medo e a ansiedade de comunicar em público;
Compreender a importância das boas práticas de comunicar em público e a influência desta no desempenho profissional.
DESTINATÁRIOS
Indivíduos que pretendem desenvolver competências de comunicação, especialmente aqueles que desempenham funções de liderança, gestão de organizações e projetos, ou responsabilidades de coordenação de equipas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Tiros nos Pés, Erros e Mitos: Os principais erros e mitos sobre as apresentações em público. Os primeiros
passos para um bom orador. As diferentes formas de retenção. A dependência do PowerPoint.
A Estrutura: Da Estrutura Base aos Princípios de uma Apresentação Profissional.
Os Mapas Mentais: A importância das ferramentas para sistematizar informação.
Sound Bites e Histórias: Elementos-chave e a arte de contar histórias na comunicação em público.
O Medo de Falar em Público: Zona de aprendizagem e boas práticas para lidar com o medo e a ansiedade.
A Comunicação Não Verbal e a Presença do Orador: Componentes, boas práticas e estratégias facilitadoras.